top of page

Psicoterapia

Etimologicamente a palavra psicoterapia vem do grego psykhē (mente) e therapeuein (curar) – ou seja, curar a mente. É um método de intervenção usado com a finalidade de ajudar no desenvolvimento de recursos internos para lidar com problemas psicológicos ou emocionais, tais como a ansiedade, a depressão, o isolamento, as dependências, as dificuldades relacionais, a falta de esperança ou sentido para a vida, o sentimento de vazio, a autoexigência ou a autocrítica. É também um meio de atingir um melhor autoconhecimento ou autodesenvolvimento.

A psicoterapia ajuda a lidar com situações dolorosas do passado ou do presente, facilitando a tomada de consciência da origem das dificuldades e permitindo o desenvolvimento de novas perspectivas – novas formas de sentir, de vivenciar a vida e de se relacionar com os outros, com o objectivo de obter uma melhor qualidade de vida.

auto desenvolvimento auto conhecimento

Questões habituais

Qual a diferença entre psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas?

Os psiquiatras são médicos com especialização em psiquiatria e o seu foco é principalmente a medicação para o alívio ou tratamento dos sintomas das doenças mentais.

Os psicólogos clínicos também são profissionais da saúde e as suas funções principais são a realização de avaliações psicológicas e psicosociais, prevenção da doença, promoção da saúde e acompanhamento psicológico.

Para serem psicoterapeutas e estarem aptos a trabalharem com um cliente em âmbito terapêutico, tanto os  psicólogos como os psiquiatras, têm que fazer formação especializada em psicoterapia.

Van-gogh-kunst-malerei_(1).jpg
Vlaminck-agua.jpg

Quando devo recorrer à psicoterapia?

A psicoterapia é essencial quando está a sentir dificuldades emocionais ou psicológicas tais como a ansiedade, a depressão, as dificuldades relacionais, as dependências, luto, trauma, a falta de esperança ou sentido para a vida. É igualmente eficaz na ajuda para lidar com conflitos pessoais, conjugais ou familiares que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.

Sejam quais forem as suas dificuldades ou objectivos, a psicoterapia é sempre uma excelente ferramenta para alcançar um melhor autoconhecimento e para que se possa tornar numa melhor versão de si mesmo.

Quanto tempo dura uma psicoterapia?

Apesar de ser uma pergunta comum, não há uma resposta única. A duração de uma psicoterapia é muito variável, consoante a natureza das questões que o trazem à terapia e o modelo ou abordagem utilizada. Vai depender da sua história, de como está no momento actual, do que deseja mudar e de qual o empenho que é possível colocar nessa mudança. Por vezes apenas umas sessões podem ajudar na compreensão de alguns sintomas com que luta há muito, mas habitualmente leva tempo para conseguir mudanças duradouras.

A periodicidade das sessões é fixada conforme os objectivos e as disponibilidades em cada caso. Habitualmente têm uma duração de 50 minutos a uma hora.

Full_matisse2.jpg
bottom of page